Lilly Jolie:

Minha foto
Praia do Canto, Vitória, ES, Brazil
Rua Chapot Presvot, 425. Loja 11. Praia do Canto. Vitória/ES. Tel. 27-32277470.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Cuidados com as crianças na praia e na piscina.

As férias escolares da criançada estão chegando e muita gente aproveitará a chegada do verão em dezembro para viajar. Independente de optar pela praia ou pelas piscinas, alguns cuidados são fundamentais para garantir a saúde da garotada.



Verão, praia e piscina são sinônimos de sol. Por isso, é importante restringir o horário de exposição para não haver problemas de curto, médio e longo prazo na pele. A exposição solar exagerada pode provocar envelhecimento prematuro da pele e enrugamento. O melhor horário para tomar sol é antes das 10h e após as 16h. Mesmo nestes períodos, é importante passar protetor solar 30 minutos antes da exposição e a cada duas horas sempre que entrar na água. Proteja principalmente as partes do corpo que ficam mais expostas ao sol, como rosto, mãos, antebraços, ombros, orelhas, nuca e testa. E não se esqueça dos protetores labiais para evitar rachaduras nos lábios.


O uso dos protetores é indicado em bebês somente após os seis meses de idade. Antes disso, eles não devem ser expostos por tempo prolongado: a dica é optar pelo sol de início da manhã e final da tarde e sempre por pouco tempo. Além disso, já existem protetores solares especialmente desenvolvidos para crianças, normalmente, com fatores de proteção que variam entre 30 e 50.


No caso das piscinas de uso coletivo (clubes, parques e condomínios), é recomendável se informar sobre os hábitos de manutenção e higienização. Também é uma boa ideia conferir se os frequentadores passam por um minucioso exame médico. Esse comportamento evita a proliferação de doenças, especialmente de pele.


Quem vai viajar para a praia deve estudar a condição das praias antes de frequentá-la. Evite aquelas que registram altos níveis de poluição e use sandálias para evitar contato com eventuais dejetos, como fezes de animais, que podem transmitir o bicho geográfico, por exemplo.


Em meio à diversão, muita gente se esquece do básico: quem vai à praia e fica exposto ao sol perde muita água. Por isso, não deixe de se hidratar e modere na alimentação pesada. Opte pelos sucos naturais, água e frutas, de preferência, trazidos em casa e que podem ser armazenados em geladeiras de isopor. Alimentos sem a conservação adequada podem provocar uma série de infecções gastrointestinais.


Após voltar para casa, a higiene pessoal deve ser redobrada. Tome um banho caprichado, seque bem e use talco nos pés para evitar frieiras. No caso das crianças cuja pele é sensível ao sol, uma boa ideia é usar hidratantes.


Fonte: Dr. Carlos Alberto Landi, pediatra do Hospital Samaritano de São Paulo

Link: http://www.samaritano.org.br/pt-br/imprensa/noticias/Paginas/cuidados-com-as-criancas-na-praia-e-na-piscina.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário